A Equipa

PEDRO LINO

CEO

Desde cedo se interessou pelos mercados financeiros tendo começado a investir com 16 anos.

Iniciou a sua carreira em 2000 como CFO da Emerging-Trade SA, empresa que adquiriu uma participação maioritária na DIF Broker – Sociedade Corretora SA, no ano de 2002.

No período de 2002 a 2004 foi administrador na DIF Broker, ano em que foi eleito Presidente do Conselho de Administração, mantendo esse cargo até ao presente. Foi responsável pelo planeamento financeiro e em conjunto com a administração pela expansão internacional da mesma. Desde 2017 que faz parte da Administração da DIF Markets - Agente de Valores, com sede no Uruguai, adquirida pela DIF Broker ao Saxo Bank A/S.

Em Outubro de 2018 ingressou na Optimize Investment Partners como Administrador Executivo.

Tem uma Licenciatura em Economia pela Nova School of Business and Economics, no ano de 1998 (42 anos – 19 anos de experiência profissional)

NUNO SANTOS

Executive Board Member

Começou a sua carreira em 1992, como Consultor Técnico de Seguros na Trabalho Vida. Em 1996 transitou para o BNC – Banco Nacional de Crédito Imobiliário (atual Banco Santader), assumindo funções de Gestor de Conta de clientes empresa e particulares. De 2000 a 2008, foi Responsável pelo Departamento Comercial da SGF.

Desde 2008, Nuno Santos desempenha as funções de Diretor Comercial na Optimize Investment Partners, de que é Administrador Executivo desde 2018.

Tem uma Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas e uma pós-graduação em Mercados e Activos Financeiros do ISCTE. (46 anos – 27 anos de experiência)

PATRÍCIA MATOS

Head of Accounting & Risk Controller

Patrícia Matos iniciou a sua carreira em 2007, como Assistente de Contabilidade na SCDO. Transitou em 2008 para a SGG, onde desempenhou funções de Técnica de Contabilidade.

Em 2009, entrou na Optimize Investment Partners como Júnior de Back-Office e Contabilidade, tomando rapidamente a responsabilidade da Contabilidade da Sociedade.

Desde 2015, para além da Área de Contabilidade, foram-lhe atribuidas as responsabilidades do Controlo de Risco.

Tem uma Licenciatura em Gestão do ISCAL. (32 anos - 11 anos de experiência)

CARLOS PINTO

Senior Investment Manager

Iniciou a sua carreira em 2007, como Júnior de Middle Office no Banco Privado Português. Em 2010, ingressou na Optimize onde durante 2 anos desempenhou funções de Júnior de Back-Office, após os quais assumiu a responsabilidade do departamento.

Em 2014, Carlos Pinto incorporou a nossa equipa de Investimentos, desempenhando desde então as funções de Gestor.

Tem uma Licenciatura em Gestão do ISEG e uma pós-graduação em Mercados e Activos Financeiros do INDEG-IUL, ISCTE Executive Education. (34 anos – 12 anos de experiência)

 

SARA BARROSO

Senior Client Consultant

Desde 2010, Sara Barroso é Consultora de Clientes na Optimize Investment Partners, acompanhando e cuidando dos nossos Clientes no dia a dia.

Tem uma Licenciatura em Gestão e Pós-Graduação em Sales Management no ISEG. (31 anos – 9 anos de experiência)

 

 

 

 

DANIELA PEDROSO

Head of Back-Office

Após uma primeira experiência na distribição de produtos bancários junto do Santander, Daniela Pedroso entrou na Optimize Investment Partners em 2011 para desempenhar as funções de Júnior de Back-Office.

Em 2014, após 3 anos de experiência na departamento tomou as funções de Diretora de Back-Office.

Tem uma Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas do ISCTE. (30 anos – 9 anos de experiência)

 

CATARINA CARVALHO

Back-Office Associate

Catarina Carvalho juntou-se a equipa da Optimize Investment Partners em 2015 para desempenhar as funções de Júnior de Back-Office.

Tem uma Licenciatura em Matemática e uma Pos-Graduação em Matemática Financeira do ISCTE. (27 anos – 4 anos de experiência)

 

 

 

PEDRO OLIVEIRA

Compliance Officer

Após uma primeira experiência na Thomson Reuters no âmbito de um estágio curricular, iniciou a sua carreira em 2013, juntando-se à Ernst & Young Portugal como Consultor na practice de Serviços Financeiros. Participou em múltiplos projetos, nomeadamente ligados à Supervisão Prudencial, Compliance Regulamentar, Gestão de Risco e Controlo Interno. Logo em 2015, foi promovido Senior Consultant e participou num projeto de Consulting consistindo no remodeling Prudencial, Regulamentar e Organizacional para o Banco Central de um país lusófono. Em 2016, ingressou na Optimize onde tomou as responsabilidades de Compliance Officer.

Tem uma Licenciatura em Gestão e Administração de Empresas e um Mestrado em Gestão da Católica Lisbon - School of Business & Economics. (29 anos – 7 anos de experiência)

CARLOS MARTINS

Head of IT

Começou a sua carreira em 2009, como Analista e Web Developer na Westicon e na Sobrenet. A partir de 2012, tomou as funções de Consultor IT na Softventure junto do Clientes Government e Infrastuctures. Em 2014 foi Consultor junto do Montepio Geral no âmbito de um projeto de migração e manutenção de aplicações web. A partir de 2015, no âmbito da sua tese de Mestrado, participou num projeto de investigação junto do INESC-ID..

Em 2016, Carlos Martins juntou-se a Optimize Investment Partners, para tomar a responsabilidade dos Sistemas de Informação.

Tem uma Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores do ISEL e um Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores do Instituto Superior Técnico de Lisboa. (30 anos – 8 anos de experiência)

ANTÓNIO BETTENCOURT

Client Consultant

Após uma experiência no Departamento Financeiro no “FourSeasons Hotel Ritz Lisbon”, em 2017, o António juntou-se à Optimize Investment Partners, para desempenhar as funções de Client Consultant.

Tem uma Licenciatura em Economia do ISEG. (24 anos – 3 anos de experiência)

 

 

 

MÁRCIA DIOGO

Back-Office Assistent

A Márcia juntou-se à equipa da Optimize Investment Partners em 2018 para desempenhar as funções de Back-Office Assistent.

Tem uma Licenciatura em Economia do ISEG. (22 anos – 1 ano de experiência)

 

 

 

 

ADRIANA GAMBOA

Marketing Analyst

Após uma experiência em Costumer Service na “Education First” no âmbito de um estágio curricular e vários projetos internacionais, em 2018, a Adriana juntou-se à Optimize Investment Partners, para desempenhar as funções de Marketing Analyst.

Tem uma Licenciatura em Gestão e Administração de Empresas da Católica Lisbon - School of Business and Económics (22 anos – 2 anos de experiência)

 

 

RUI SÁ

Client Consultant

Iniciou a sua carreira em 1983, no Banco Totta & Açores no departamento comercial.

De 1986 a 2006 exerceu várias funções, no Barclays Bank PLC, como Director Adjunto do Private Banking, Director de Agência do segmento Premier, ainda na área de mercados financeiros, foi Sub-Director e sénior Money Market Dealer, responsável pela gestão da tesouraria.Em 2006 a 2011, o Rui exerceu funções de Diretor Adjunto no BNP Paribas Wealth Management. S.A. Já em 2012, passou a desempenhar funções de Director Adjunto na área da Banca Privada do BBVA - Banco Bilbao Vizcaya Argentaria. De 2015 a 2018, foi Senior Management na Links Asset Management SGFIM.

Em 2018, ingressou na Optimize onde tomou as responsabilidades de Private Client Consultant. (58 anos - 35 anos de experiência)

JÚLIO ALVES

System Administrator

Iniciou a sua carreira em 2016, na Nestlé Business Service - Ukraine como IT System Administrator. Em 2019, o Júlio juntou-se à equipa da Optimize Investment Partners para desempenhar funções de Junior Associate in System Administration.

Tem um Mestrado em Mechanical Engineer & Technology da National University Lviv Polytechnic. (27 anos - 2 anos de experiência)

 

 

JOÃO LUÍS

Accounting Assistent

Após uma experiência no Novo Banco S.A no Departamento Comercial, o João juntou-se à Optimize Investment Partners para desempenhar as funções de Accountant Assistant.

Tem uma Licenciatura em Gestão e Administração de Empresas da Católica Lisbon - School of Business & Economics. (23 anos - 1 anos de experiência)

 

 

 

 

BERNARDO ESCUMALHA

Junior Developer

Após uma breve experiência na TOTAL IT Services (AsystWay, LDA) no Departamento Informático, o João juntou-se à Optimize Investment Partners para desempenhar as funções de Junior Developer.

Tem uma Licenciatura em Engenharia Informática na Universidade Autónoma de Lisboa e ainda dois cursos técnicos de Informática de Gestão e de Programação & Sistemas de Informação. (23 anos - 1 anos de experiência)

 

 

 

 

 

Non-Executives

CLAIRE TEIXEIRA

Founder & Non-Executive Board Member

Iniciou a sua carreira em 1997, na Sun Tseu como consultora especializada em sistemas de Gestão da Relação Cliente.

De 2001 a 2007 foi manager na área de serviços financeiros da Accenture em Paris, participando em vários projectos de definição da oferta de corretores e bancos on-line, da organização de plataformas de atendimento ao cliente e de back-office de sociedade asset management.

Em 2008, Claire Teixeira fundou a Optimize Investment Partners.

Tem um Mestrado em Gestão com uma especialização em Finanças da Neoma (ESC Rouen). (45 anos – 21 anos de experiência)

DIOGO SANTOS TEIXEIRA

Founder & Non-Executive Board Member

Começou a sua carreira em 1997, iniciando a atividade da sucursal no Luxemburgo da Companhia de Seguros Império, essencialmente dedicada à distribuição de seguros de vida em unidades de participação. De 2000 a 2003 foi um dos fundadores da Panoranet – Empruntis, empresa de corretagem de seguros e créditos por Internet, hoje líder do mercado francês com cerca de 250 empregados.

De 2004 a 2006 foi consultor na área de serviços financeiros (bancos e seguradoras) na McKinsey & Cie em Paris. Em 2006 e 2007, colaborou com o Crédit Agricole no lançamento de actividades de seguros em vários países, nomeadamente em Portugal, na Polónia e em Itália.

Em 2008, Diogo Santos Teixeira fundou a Optimize Investment Partners.

Tem um Mestrado em Gestão com uma especialização em Finanças da HEC School of Management e um MBA do INSEAD. (44 anos – 22 anos de experiência)

JOSÉ SANTOS TEIXEIRA

Founder & Non-Executive Board Member

De 1971 a 1999 foi Diretor Geral da filial em França da Companhia de Seguros Império, tendo sido Presidente do Conselho de Administração da empresa-mãe durante a fase de privatização (1991 e 1992). Foi membro do Conselho Nacional das Bolsas de Valores em 1987/88, tendo colaborado na elaboração do Código da Bolsa e na criação dos PPR em 1987.

Foi Presidente da Sociedade Gestora do Fundo de Tesouraria Atlântica e Administrador de vários fundos (SICAV) de direito francês.

Mais recentemente, de 2003 até setembro de 2007, presidiu o Conselho de Administração da SGF Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, tendo a responsabilidade da gestão da carteira de fundos de pensões e de PPR, liderando nesta altura o mercado dos PPR em termos de rentabilidades.

Tem uma Licenciatura em Finanças pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.

Tiago Matos

Non-Executive Board Member

Iniciou a sua carreira em 1987, como adjunto do Chefe da 1ª Repartição do Ministério da Marinha, responsável pela gestão e movimentação dos oficiais da armada.

Em 1989 ingressou na TAP Air Portugal como piloto de linha aérea onde desempenha as funções de Comandante de Airbus 330/340.

É socio gerente da Quinta dos Raposeiros desde 2004 e foi administrador não executivo da SGF.

Encontra-se na Optimize desde a sua fundação como administrador não executivo.

Frequência universitária: Matemáticas Aplicadas, CFOFZRN 1986, PLAA 1988 (54 anos com 13 de experiência no ramo).