Forbes Portugal destaca o PPR Agressivo da Optimize | Optimize Investment Partners

Optimize na imprensa

Forbes Portugal destaca o PPR Agressivo da Optimize

Na edição deste mês da revista Forbes Portugal, o PPR Agressivo da Optimize obteve um grande destaque na rubrica "Os melhores PPR da sua reforma". Leia já de seguida dois importantes excertos deste artigo.

GARANTA A SUA REFORMA {SEM AMARRAS}

Os planos poupança reforma sempre foram produtos conservadores. As suas regras não permitiam investir a maioria do património em ações, que no longo-prazo, rendem mais. A Optimize foi a primeira - e única até agora – a quebrar totalmente essa barreira.

“Pioneira”

É o adjetivo que Nuno Santos quer ver associado à Optimize Investment Partners, a sociedade gestora que administra 123 milhões de euros em fundos de investimento. Nos planos de poupança reforma (PPR), conseguiu: foi a primeira a lançar um PPR que pode investir exclusivamente no mercado acionista, o Optimize Capital Reforma PPR/OICVM Agressivo.

Até Junho de 2018, as sociedades gestoras de PPR não podiam investir mais de 55% da carteira desses produtos em ações ou noutros investimentos que fornecessem exposição aos mercados acionistas. Antes de 2004, o limite era ainda menor. A mudança “permite maior flexibilidade na conceção e gestão dos planos de poupança, possibilitando o aumento da rendibilidade e da variedade dos planos de poupança”, lê-se na portaria que elimina o limite acionista, assinada por Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado Adjunto e das Finanças.

Quando a legislação entrou em vigor, a equipa da Optimize já estava preparada. “Estivemos apenas a aguardar as autorizações normais das autoridades de supervisão”, recorda Nuno Santos, indicando que o PPR Agressivo começou a atividade no último dia de 2018. Nos primeiros três meses, acumulou cerca de 1 milhão de euros, através das subscrições dos investidores e da valorização que, entretanto, registou. No início de Abril, o PPR Agressivo tinha 77% da carteira exposta às ações. “A impossibilidade de construir um PPR vocacionado para o mercado acionista era uma grosseira limitação à possibilidade de diversificação e de escolha por parte dos investidores”, resume José Veigas Sarmento, presidente da APFIPP que entre os seus associados, conta com 14 entidades que gerem PPR. “O importante é que se faça o caminho e que os aforradores possam descobrir as vantagens de médio e longo prazo no investimento em ações”, acrescenta.

Nos meses de arranque, a exposição acionista do Optimize Capital Reforma PPR/OICVM Agressivo foi conseguido através do investimento em fundos de ações, como o Lyxor MSCI World UCITS ETF e o iShares Core DAX UCITS ETF, cotados em Paris e Frankfurt, respetivamente. Quando a dimensão do PPR aumentar, “planeamos ter investimento direto em ações”, explica Nuno, que faz parte do comité de investimento da Optimize. “Quanto maior for o prazo de investimento, provavelmente mais risco podemos assumir” como investidores, indica Rui Castro Pacheco, diretor-adjunto de investimentos do Banco Best, que inclui os PPR da Optimize na sua oferta de soluções de reforma. “A incerteza acaba por ser esbatida ao longo dos anos”, completa.

(...)

O Optimize Capital Reforma PPR/OICVM Agressivo “será um forte concorrente aos fundos de investimento tradicionais em geral”, avisa Nuno Santos. “Estamos a comparar fundos de ações com um fundo PPR que pode investir também em ações só que, enquanto no fundo de investimento paga 28% [de IRS], o cliente pode pagar apenas 8% no PPR”, resume.

Os investidores que querem maximizar a rendibilidade das suas poupanças de longo prazo podem investir num PPR maioritariamente de ações em vez de um fundo de ações, porque, mesmo que o resgatem fora das condições previstas na lei (na reforma, por exemplo) a tributação é muito mais baixa, defendem os especialistas.

(...)

Saiba mais:

Artigo publicado in 
Forbes
 em 2 de Maio de 2019
×

Bem-vindo

Para entrar no seu Espaço Privado Optimize,
preencha o formulário em baixo

1
2
ABC
5
JKL
6
MNO
7
PQRS
4
GHI
8
TUV
3
DEF
0
9
WXYZ
×

Bem-vindo

Para entrar no seu Espaço Consultor Optimize,
preencha o formulário em baixo

8
TUV
0
4
GHI
5
JKL
1
7
PQRS
9
WXYZ
3
DEF
6
MNO
2
ABC