Guia do Regime Geral da Reforma

Reforma e PPR

Durante o ano 2007, o Governo Português alterou substancialmente o regime geral de reforma da Segurança Social. Este guia apresenta-lhe os princípios do novo regime: Prazo de garantia, remuneração de referência, factor de sustentabilidade, idade normal da reforma, flexibilização da idade, montante e fiscalidade da pensão.

  • O prazo de garantia
  • A remuneração de referência
  • O factor de sustentabilidade
  • Idade normal da reforma e flexibilização
  • Montante e fiscalidade da pensão

O Prazo de Garantia

O prazo de garantia para atribuição da pensão de velhice é de 15 anos civis com registo de remuneração.

Para efeitos do preenchimento do prazo de garantia, são considerados os anos civis em que o total de dias com registo de remuneração seja igual ou superior a 120 dias. Quando, em alguns anos, não se verificar esta "densidade contributiva", dê-se como cumprido um ano civil por cada grupo de 120 dias. Se, ao contrário, o número de dias num ano civil for superior a 120, não são considerados os dias excedentários.

Os beneficiários que tenham cumprido um dos prazos de garantia antigos durante o período quando estiveram em vigor, também terão direito à pensão de velhice.


A Renumeração de Referência

A remuneração de referência para efeitos do cálculo das pensões é definida assim :

Total das Remunerações anuais revalorizadas / (Número de anos civis com registo de remunerações * 14)

A revalorização das remunerações de referência é calculada por aplicação do Indice geral de Preços no Consumidor (IPC), sem habitação. Para os anos entre 2002 e 2011, a actualização resulta da ponderação de 75% do IPC e 25% da evolução média dos ganhos subjacentes às contribuições declaradas à Segurança Social.

O número de anos civis com registo de remuneração que entra no cálculo é limitado à 40.


O Fator de Sustentabilidade

No momento do cálculo da pensão de velhice é aplicável ao montante da pensão o factor de sustentabilidade correspondente ao ano de início de pensão.

O factor de sustentabilidade é definido pela seguinte fórmula:

Esperança média de vida aos 65 anos verificada em 2006 / Esperança média de vida aos 65 anos verificada no ano anterior ao início da pensão

O indicador da esperança média de vida aos 65 anos relativa a cada ano é objecto de publicação pelo Instituto Nacional de Estatística.


Idade Normal da Reforma e Flexibilização

O reconhecimento do direito a pensão de velhice depende de o beneficiario ter idade igual ou superior a 65 anos. No entento, podem aplicar-se as seguintes medidas especiais:

Flexibilização da idade: tem direito a pensão antecipada o beneficiario que tenha completado 30 anos civis de registo a data dos 55 anos de idade. A pensão será calculada nos termos gerais e reduzida de 0,5% por cada mês de antecipação em relação aos 65 anos. O número de meses de antecipação é reduzido de 12 meses por cada grupo de 3 anos de registo de remuneração que exceda os 30 anos aos 55 anos de idade.

Também é possível pedir reforma após os 65 anos (com o limite de 70 anos). Neste caso, a pensão, calculada nos termos gerais, será bonificada em 1% por cada mês de registo de remuneração por trabalho efectivo. 

Estão igualmente previstos um regime de antecipação da pensão nas situações de desemprego involuntário de longa duração, e medidas temporárias de protecção específica a actividades ou empresas para razões conjunturais.


Montante e Fiscalidade da Pensão

O montante mensal da pensão é igual a:

Remuneração de referência * taxa global de formação da pensão * factor de sustentabilidade

A taxa global de formação da pensão depende do numero de anos de registo e pode atingir cerca de 80%.

Relativamente à fiscalidade, a nova legislação não estabeleceu descontos específicos sobre as pensões. Estas resultam das normas legais em vigor. 

Links úteis


×

Bem-vindo

Para entrar no seu Espaço Privado Optimize,
preencha o formulário em baixo

9
WXYZ
2
ABC
3
DEF
0
4
GHI
8
TUV
1
6
MNO
5
JKL
7
PQRS
×

Bem-vindo

Para entrar no seu Espaço Consultor Optimize,
preencha o formulário em baixo

1
2
ABC
9
WXYZ
5
JKL
3
DEF
6
MNO
4
GHI
0
8
TUV
7
PQRS