Investir nos mercados como um profissional

Investir nos mercados financeiros pode parecer demasiado complexo para si. No entanto há uma forma de o fazer de forma profissional e ao seu alcance!

 

A procura de melhores rentabilidades

O cenário de baixas taxas de juro de referência que se tem vivido nos últimos anos tem feito com que produtos de poupança como depósitos a prazo e certificados do tesouro ofereçam taxas de juro historicamente baixas. Em grande parte dos casos estas não são sequer capazes de compensar a inflação. Isto significa que, atualmente, quem invista em produtos deste tipo vê o seu capital perder valor de ano para ano.

O cenário descrito no parágrafo anterior tem originado uma procura por formas de investimento alternativas que permitam obter uma maior rentabilidade do capital. O mínimo que se espera de um produto de investimento onde se vai aplicar dinheiro é que este possa compensar a taxa de inflação e que, idealmente, proporcione ainda um rendimento adicional para o capital ir valorizando com o tempo. Os mercados financeiros estão repletos de oportunidades deste tipo apesar de muitos investidores os considerarem arriscados e complexos para quem não seja um profissional dessa área.  

 

Investir como um profissional

Para investir como um profissional nos mercados financeiros não necessita de despender incontáveis horas a adquirir conhecimentos e a perceber todos os detalhes de funcionamento dos mercados financeiros. Apesar da literacia financeira e conhecimento nunca serem tempo perdido e poderem ser uma mais valia, a verdade é que não ter tempo para adquirir os mesmos, não significa que não possa investir nos mercados financeiros.

Os fundos de investimento são uma das melhores formas de obter um maior rendimento do seu capital sem necessitar de conhecimentos aprofundados dos mercados. Ao subscrever um fundo de investimento poderá contar com uma equipa de gestão profissional com amplo conhecimento dos mercados. Esta equipa estará permanentemente em busca das melhores oportunidades de investimento para o seu capital. Assim, esta forma de investimento passa por delegar a gestão do seu capital a uma equipa profissional podendo assim usufruir da sua experiência, abstraindo-se do diário acompanhamento dos mercados que é recomendável caso invista por si.

 

Vantagens e riscos dos fundos de investimento

Uma das grandes vantagens dos fundos de investimento já foi referida e trata-se da possibilidade de obter maiores retornos do capital investido. Diversos produtos de investimento atualmente oferecem rendimentos bastante reduzidos que podem nem compensar a taxa de inflação. Assim, a opção de alocar uma parte do capital em fundos torna-se uma possibilidade para muitos investidores.

Por outro lado, o amplo leque de oferta de fundos de investimento permite que haja opções para todos os perfis de risco. Desta forma, quer um investidor conservador quer um mais agressivo não terão dificuldade em encontrar uma solução de fundo de investimento adequada a si.

Falemos agora dos riscos. Apesar de haver a perceção geral de que os fundos de investimento são genericamente arriscados e que a possibilidade de perda de dinheiro é bastante considerável, não podemos afirmar que esta ideia seja verdadeira. Se por um lado efetivamente há fundos de investimento mais destinados a investidores agressivos com políticas de investimento de maior risco (por exemplo que invistam em setores de maior volatilidade), a verdade é que também há fundos de investimento com um nível de risco bastante reduzido. Naturalmente o risco e retorno caminham de mãos dadas habitualmente, o que significa que quem deseje assumir menos riscos deverá esperar uma rentabilidade inferior a quem está disposto a aceitar riscos maiores no seu investimento.

Em suma os fundos de investimento são uma excelente opção para procurar um retorno maior do seu capital. O grande leque de oferta destes faz com que seja possível encontrar a opção certa para si e assim não necessitar de assumir riscos que não sejam compatíveis com o seu perfil de investidor. A Optimize dispõe de uma equipa experiente, disponível para avaliar a sua situação especifica e recomendar-lhe qual o fundo de investimento mais adequado para si! Contate-nos hoje mesmo!

Artigo publicado in Optimize