Porque escolher os PPR da Optimize

A oferta de produtos de PPR é bastante vasta em Portugal, neste artigo veremos porque optar pela Optimize é a escolha mais vantajosa para as suas poupanças.

 

História da instituição

Atualmente muitos planos poupança reforma são comercializados e geridos por instituições cuja ausência total de conflitos de interesses pode não estar garantida. Por possuírem ligação a grupos financeiros mais vastos, certas instituições podem não fazer uma escolha totalmente objetiva e transparente das ações e obrigações a investir. .

A Optimize, por seu lado, não pertence a nenhum grupo financeiro, pelo que dispõe de total liberdade para escolher quais as ações e obrigações onde investe. Desta forma é possível procurar as melhores oportunidades de investimento sem estar sujeito a pressões de bancos ou seguradoras como acionistas, por exemplo.

 

Subscrever um PPR adequado ao seu perfil

Outro aspeto que distingue a Optimize da concorrência é o facto de não dispor de apenas um PPR mas sim de uma gama composta por 4 PPRs com diferentes níveis de risco. Assim, o investidor pode escolher um plano poupança reforma de acordo com o risco que pretende assumir e assim ter a possibilidade de obter um maior ou menor retorno potencial ao longo dos anos.

A caraterística acima referida torna-se importante pois a proporção de ações e obrigações num PPR pode ser bastante variável e consequentemente traduzir-se em produtos substancialmente diferentes a nível de risco e retorno. Com a oferta da Optimize consegue controlar estas duas variáveis e escolher a opção que mais se adequa ao seu perfil..

 

Diversificação acima de tudo

Como já terá ouvido nos mercados financeiros, um dos grandes segredos para ser um investidor de sucesso é fazer uma correta diversificação dos seus investimentos. Desta forma algum mau investimento que possa realizar tem a possibilidade de ser compensado por muitos outros. O que nunca deve fazer é alocar uma parte considerável do seu capital a apenas um investimento, por muito bom que este possa parecer.

Tendo o aspeto acima em mente, os planos poupança reforma da Optimize são altamente diversificados com ações e obrigações de todo o mundo. Assim, mesmo que ocorra a desvalorização de algum ativo, esta ficará diluída pela valorização dos outros ativos que compõem o PPR.

 

Flexibilidade

A flexibilidade constitui outra característica que a equipa Optimize tenta implementar em toda a sua oferta de planos poupança reforma. Por um lado, existe uma flexibilidade na sua gestão o que permite ir ajustando a proporção de ações e obrigações de acordo com cada momento e oportunidade que surja nos mercados. Apesar desta proporção nunca ultrapassar os limites máximos definidos inicialmente, esta flexibilidade permite que possam ser aproveitadas todas as oportunidades que o mercado possa proporcionar.

Por outro lado, a Optimize concede também flexibilidade aos investidores, no sentido de que estes podem mudar de PPR sem custos, dentro da gama Optimize. Desta forma fica também ao alcance do próprio investidor poder alterar de estratégia sempre que desejar adotando uma abordagem mais ou menos agressiva, do ponto de vista da proporção de ações e obrigações.

 

Custos envolvidos

Ao comparar opções de planos poupança reforma é também importante analisar os custos envolvidos. Um PPR até pode ter uma rentabilidade um pouco mais elevada do que outro, mas se este tiver comissões de subscrição, de resgate ou outro tipo de custos ou comissões, pode deixar de ser a melhor opção.
Na Optimize não existem comissões de subscrição e resgate o que se torna uma vantagem. Assim, todo o capital que transferir para a Optimize será investido e não terá à partida nenhum custo por ter subscrito um PPR. Por outro lado, ao contrário de outras instituições bancárias, não é necessário abrir uma conta à ordem para poder investir num PPR. Além de poupar alguma burocracia, esta vantagem permite também poupar algumas comissões que diversos bancos cobram por manter uma conta à ordem aberta
.

 

Conclusão

A vasta oferta de planos poupança reforma no mercado português deixa muitos investidores indecisos. Além da óbvia rentabilidade que deve ser analisada, neste artigo falámos de outras caraterísticas que podem fazer diferença a longo prazo, como a independência das entidades, a adequação ao seu perfil, diversificação, flexibilidade e custos envolvidos. Como um PPR constitui um investimento habitualmente para ser usufruído na altura da reforma, torna-se importante fazer uma escolha informada e ponderada pois será um investimento para, tendencialmente, se manter por muitos anos.

Artigo publicado in Optimize