Como poupar e investir de forma automática?

O ritmo de vida atual, por vezes deixa pouco espaço para procurar novas oportunidades de investimento e assim rentabilizar as suas poupanças. Neste artigo explicamos como investir de forma automática.

 

Fundos de investimento para rentabilizar poupanças

Uma das melhores formas de extrair rendimento das suas poupanças é através do investimento em fundos. A grande diversidade de opções faz com que não seja complicado encontrar um fundo de investimento inteiramente adaptado ao seu perfil de investidor e em linha com os seus objetivos.

Através dos fundos de investimento consegue beneficiar de uma equipa de gestão profissional que se encontra em permanência em busca das melhores oportunidades de investimento, de acordo com a política de investimento do fundo. Este aspeto torna o investimento nos mercados financeiros autónomo, não sendo assim necessário o investidor acompanhar diariamente as notícias, rumores e acontecimentos relacionados com os seus investimentos. Mas há mais. Caso tenha uma boa rotina de poupança mensalmente é de esperar que vá acumulando algum capital adicional ao longo do tempo. Para que possa tirar o máximo partido deste é importante que o comece a investir o mais cedo possível, não o deixando parado, eventualmente a desvalorizar devido à inflação. Mas como ir investindo este capital de forma automática?

 

Adesão ao débito direto

Sabia que a Optimize disponibiliza o serviço de débito direto? Provavelmente já conhece este serviço relacionado com despesas correntes, como por exemplo eletricidade e água, mas este pode também ser utilizado para investir de forma automática.

Para aderir ao débito direto na Optimize necessita aceder ao Espaço Cliente, e escolher a opção “Débito Direto” no menu lateral.

 

 

 

De seguida, deverá pressionar “Novo débito” e definir o montante a investir de forma automática em cada produto, bem como, a periodicidade do débito.

 

 

 

 

Ao concluir este simples e rápido processo, começará a poupar e investir de forma totalmente automática, sem ser necessária qualquer intervenção da sua parte ao longo do tempo.

 

Vantagens do débito direto

Além de permitir automatizar o processo de investimento, o débito direto é ainda revestido de outras vantagens.

 

A primeira é que permite disciplinar a poupança. Se tem dificuldade em manter uma rotina de poupança constante ao longo do tempo, o débito direto pode ser a solução para si. Através deste pode, assim que receber o vencimento, transferir de forma automática uma parte para a sua carteira de investimentos na Optimize. Posteriormente poderá gerir as suas finanças mensais sem o peso de necessitar de poupar, pois a poupança desse mês já se encontra realizada e segura. Pague-se a si próprio primeiro!

 

A possibilidade de colocar em prática uma estratégia de Dollar-Cost Averaging é outra das vantagens da adesão ao débito direto. Provavelmente já terá ouvido falar deste termo uma vez que é muito utilizado nos mercados financeiros, particularmente relacionado com investimentos de maior volatilidade. Esta estratégia consiste em investir pequenos montantes regularmente ao longo do tempo ao invés de fazer um investimento de um valor maior de uma só vez. Desta forma consegue-se reduzir o impacto da volatilidade na sua carteira de investimentos. Deixa também de lado a preocupação de se este será exatamente o timing ideal para investir em determinado ativo. Estaremos no topo de um período de subida? Este poderia ser um problema se investisse o seu capital de uma só vez, mas, dividindo o mesmo em várias partes a investir ao longo do tempo, diminui substancialmente as consequências dessa decisão.

 

A adesão ao débito direto reveste-se ainda de uma caraterística importante que é o facto de ser inteiramente gratuita. Este serviço não possui qualquer encargo adicional para o investidor, o que aliado à ausência de comissões de subscrição na Optimize, permite que todo o valor que investe seja alocado à sua carteira de investimentos, não existindo nenhuma despesa a suportar.

 

Conclusão

O débito direto que está habitualmente associado ao pagamento automático de despesas pode ser utilizado como uma forma de disciplinar a sua poupança e investir automaticamente nos mercados financeiros. Através deste poderá definir um montante a ser transferido de forma recorrente e assim ir poupando e investindo sem dar por isso! Ao longo do tempo poderá assistir ao efeito da poupança acumulada e do rendimento oferecido pelos fundos concluindo que o seu capital vai crescendo substancialmente de forma sustentada e duradoura.

Artigo publicado in Optimize