Diferenças dos PPR da Optimize face à concorrência

Ao contrário do que se possa pensar os planos poupança reforma não são todos iguais. Neste artigo demonstramos as principais diferenças entre os PPR da Optimize e os restantes disponíveis no mercado.

 

Diferentes níveis de risco

A Optimize coloca ao dispor dos seus investidores 4 produtos PPR com níveis de risco distintos. Esta caraterística faz com que seja possível ao subscritor escolher o PPR que mais se adapta ao seu perfil de risco. Pretende privilegiar a preservação de capital e pouca volatilidade ou está disposto a correr mais riscos para obter um retorno superior? Na Optimize cada investidor tem um produto adequado a si. O que acontece com uma parte significativa de outras instituições no mercado é que estas apenas disponibilizam uma solução que apesar de poder ser equilibrada (no sentido de não ser demasiado agressiva nem defensiva) acaba por tratar todos os subscritores por igual. Não existe assim uma preocupação de adequação mais rigorosa de cada produto a cada investidor.

 

Limite de exposição a ações até 100%

O limite máximo de exposição ao mercado acionista é outra característica que diferencia os PPR da Optimize da maioria dos produtos concorrentes. Um limite de exposição até 100% significa que de acordo com os limites máximos definidos à partida no produto PPR, se os gestores considerarem que existe um bom investimento no mercado acionista, têm possibilidade de investir até 100% neste mercado. Esta flexibilidade permite que a todo o momento possam ser encontradas as melhores oportunidades no mercado para rentabilizar as poupanças dos investidores.

Por oposição, a grande maioria das soluções de PPR em Portugal são sob a forma de seguro e a maior parte não investe sequer em ações o que limita bastante, à partida, a rentabilidade potencial dos produtos. Lembre-se que associada à expetativa de um maior retorno existe habitualmente um maior investimento no mercado acionista.

 

Entidade Independente

A oferta de produtos PPR em Portugal é bastante vasta. No entanto, grande parte das vezes é proveniente de entidades associadas a grandes grupos financeiros dos quais fazem parte bancos e seguradoras. Apesar de não estar em causa a sua idoneidade, a verdade é que na prática estas entidades podem ter determinadas pressões na hora de decidir em que ativos investir. As decisões de investimento poderão assim não ser totalmente livres e nalgum momento não constituírem a decisão mais vantajosa para os subscritores dos seus produtos.

Por outro lado, a Optimize não sofre qualquer tipo de pressões deste género por ser uma entidade totalmente independente que não possui outro tipo de área de negócio. Assim, o seu interesse é única e exclusivamente conseguir a melhor rentabilidade para os investidores nos seus produtos, gozando de total liberdade e flexibilidade para assumir os investimentos que considerar mais vantajosos em cada momento.

 

Sem comissões

Um aspeto importante relacionado com o investimento num PPR consiste nos custos envolvidos. A Optimize é bastante transparente neste aspeto não cobrando comissões de subscrição e resgate.

Este é um fator que diferencia os seus produtos de uma boa parte da concorrência nos quais existem custos tanto no momento da subscrição, como no momento de resgate. Nalgumas instituições o subscritor ao fazer um investimento, está de imediato a suportar um custo, situação que não acontece com os produtos da Optimize.

Para ter a certeza dos custos que terá de suportar não deixe de solicitar antecipadamente os mesmos junto da instituição na qual planeia subscrever o seu PPR.

 

Líder frequente de rentabilidades

Uma das caraterísticas fundamentais que todos os investidores analisam na altura de escolher um plano poupança reforma consiste, naturalmente, na sua rentabilidade. Esta constitui uma caraterística importante para concluir acerca do potencial de rendimento do produto, o que muitas vezes é o motivo decisivo para um investidor escolher um PPR em detrimento de outro.

Os PPR da Optimize são frequentemente distinguidos por entidades independentes devido às excelentes rentabilidades que proporcionam quando comparados com produtos semelhantes no mercado. Esta caraterística não sendo absoluta no sentido de os produtos da Optimize serem sempre os mais rentáveis, a verdade é que o são com muita frequência, sendo esta consistência difícil de igualar por outras entidades.

 

Conclusão

A escolha de um plano poupança reforma para subscrever revela-se para muitos investidores uma tarefa árdua. O principal motivo para isso é que, numa análise superficial, a maioria dos produtos podem parecer demasiado semelhantes sendo assim difícil formular uma escolha.

Neste artigo demonstrámos alguns fatores que distinguem de forma decisiva os PPR da Optimize das restantes opções disponíveis na concorrência, nomeadamente os diferentes níveis de risco, o limite máximo de exposição a ações, o facto de se tratar de uma entidade independente frequentemente premiada e não cobrar comissões de subscrição e resgate nos seus produtos.

Artigo publicado in Optimize