Em que investem os fundos PPR da Optimize neste momento?

Ao subscrever um fundo de investimento o investidor permite que o seu capital possa ser gerido por uma equipa profissional, atenta às melhores oportunidades do mercado. Neste artigo vamos ver em que investem os fundos da Optimize neste momento.

 

O investimento em fundos

Os mercados financeiros possibilitam retornos que muitas vezes os produtos de poupança tradicionais não proporcionam, como os depósitos a prazo, certificados do tesouro, entre outros. No entanto, este tipo de investimento, muitas vezes, não está ao alcance de todos. Muitos investidores particulares optam por se manter longe deste tipo de aplicação por exigir uma análise técnica aprofundada e compreensão dos mercados. Os fundos de investimento surgem assim como uma forma de qualquer investidor poder usufruir das rentabilidades que os mercados financeiros podem proporcionar, sem que para isso necessite ter um conhecimento aprofundado do mesmo ou a necessidade de o acompanhar de forma permanente.

A grande vantagem de investir em fundos de investimento consiste na possibilidade de usufruir de uma equipa profissional de gestão que está em permanência em busca das melhores oportunidades de investimento para o seu capital, de acordo com a política de investimento do fundo, previamente definida.

 

Fundos PPR da Optimize

A diversificada gama de fundos de investimento oferecidos pela Optimize permite que possa haver uma solução adequada a cada perfil de investidor. O principal fator que distingue estes fundos são o tipo de ativos em que investem e o seu nível de risco. Naturalmente associado ao risco está também um determinado nível de retorno esperado, nomeadamente para um maior risco é esperado um retorno maior do que para fundos de menor risco, cujo objetivo primordial é a preservação do capital.

O Optimize PPR Agressivo, que constitui atualmente o PPR mais rentável em 2021 em Portugal para o seu nível de risco, é um exemplo de fundo da Optimize frequentemente distinguido por entidades de prestígio no mercado. Atualmente as maiores posições deste fundo são em diversas empresas conhecidas da generalidade dos investidores, como a SAP, a Amazon, a Volkswagen, o Alibaba e a Microsoft. De referir que, apesar de estas serem as empresas com posições maiores neste fundo, nenhuma delas tem um peso superior a 2.9%, o que demonstra a grande diversificação de que se caraterizam os fundos da Optimize. Esta diversificação é um dos fatores fundamentais para que um fundo seja robusto e esteja preparado para enfrentar diversas condições no mercado.

O Optimize PPR Ativo é outro dos fundos da Optimize bastante popular por ser mais compatível com um perfil de investimento menos agressivo. Enquanto o PPR Agressivo pode investir até 100% em ações, o PPR Ativo pode apenas ir até 55%, permitindo-lhe diminuir o risco. Este fundo além de investir em ações tem também posições significativas em obrigações.

Com respeito ao Optimize PPR Equilibrado e Optimize PPR Moderado o principal fator que os distingue tem também a ver com a percentagem máxima de ações que podem conter na sua carteira. Enquanto o primeiro poderá ir até 35% de ações, o segundo fica apenas pelos 15%. Desta forma ambos os fundos são compostos maioritariamente por obrigações com uma preponderância maior de obrigações do tipo “investment grade” em detrimento de “high yield”.

 

Melhor momento para investir num PPR

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, um plano poupança reforma não deve ser constituído apenas quando se está perto da reforma. Antes pelo contrário, quanto mais longe se estiver melhor! Idealmente deverá constituir um PPR assim que começa a sua vida ativa. Desta forma terá mais tempo pela frente para beneficiar dos excelentes retornos que os mercados financeiros podem proporcionar a longo prazo. Quando mais jovem investir num PPR, menor será a sua preocupação com flutuações drásticas que possam existir nos mercados ao longo do tempo, conseguindo assim um crescimento sustentável das suas poupanças. Lembre-se também que um PPR não necessita apenas de ser utilizado na reforma, um PPR poderá ser realizado com diversos objetivos de poupança.

Artigo publicado in Optimize