Preparar a Reforma | Optimize Investment Partners

Preparar a Reforma

Quanto mais cedo, melhor

As gerações jovens, embora tenham mais capital a constituir, também dispõem de mais tempo para poupar, tornando o esforço menor. O valor de poupança mensal, em percentagem do salário líquido, para constituir uma poupança que permite completar a pensão para 80% do último salário, no caso dos cenários desenvolvidos pela Optimize Investment Partners é de:

Esforço de poupança para completar a pensão, se começar aos ... (1)

Esforço para completar a reforma consoante a idade de inicio da poupança

4.6% do salário mensal se começar a poupar aos 25 anos - 7.7% do salário se começar a poupar aos 40 anos - 13.2% do salário se começar a poupar aos 55 anos.

O esforço de poupança necessário para constituir um complemento de reforma substancial só é sustentável se a poupança for iniciada o mais cedo possível.


Quanto mais performance, melhor

O impacto da taxa de rendibilidade sobre o esforço de poupança também é muito forte, pelo que os aforradores deverão ter um grande cuidado na seleção das aplicações de poupança reforma.

Esforço de poupança, se a rentabilidade for ... (2)

Esforço da Poupança Reforma consoante a Rentabilidade

Para quem começar a poupar aos 25 anos, o esforço mensal será de 7.3% do salário líquido se a rentabilidade média anual da poupança for apenas de 2%.
Já, com uma performance de 4% ao longo dos anos, o esforço mensal diminui para 4.6% ou seja menos um terço.


Quanto menos impostos, melhor

Uma poupança em produtos “não otimizados fiscalmente”, aumenta significativamente o esforço de poupança necessário.

Diferença de esforço entre PPR e depósitos se começar aos ... (3)

Esforço de Poupança Reforma consoante a fiscalidade

Poupar através de depósitos a prazo em vez de PPR, com rendibilidades idênticas, aumenta o esforço de poupança em 2% aos 55 anos, 9% aos 40 anos, 17% aos 25 anos.



(1) Valor de poupança mensal necessário, em percentagem do salário líquido, sob a hipótese de 4% de rendibilidade, para uma taxa de substituição desejada de 80%.

(2) Valor do esforço mensal em % do salário líquido, aos 25 anos, para conseguir uma pensão de 80% do último salário, em função da taxa de rendibilidade da poupança-reforma.

(3) Diferença de esforço de poupança mensal, em percentagem do salário líquido, para constituir uma poupança que permite completar a pensão para 80% do último salário, em função da fiscalidade

×

Bem-vindo

Para entrar no seu Espaço Privado Optimize,
preencha o formulário em baixo

0
5
JKL
2
ABC
1
6
MNO
8
TUV
7
PQRS
9
WXYZ
3
DEF
4
GHI
×

Bem-vindo

Para entrar no seu Espaço Consultor Optimize,
preencha o formulário em baixo

0
5
JKL
2
ABC
7
PQRS
8
TUV
4
GHI
9
WXYZ
6
MNO
3
DEF
1