Resultados consistentes assentes na | Optimize

Optimize na imprensa

Resultados consistentes assentes na diversificação

Entrevista a Carlos Pinto, Gestor de Investimentos na Optimize, na revista Funds People.

Detentor do selo Consistentes Funds People, o Optimize Europa Obrigações foca-se em emitentes e emissões de qualidade, procurando a construção de um portefólio diversificado.

Com pouco mais de quatro anos no ativo, o Optimize Europa Obrigações tem vindo a conquistar o seu espaço no mercado nacional. Atualmente, gere um volume de ativos superior a 11 milhões de euros e ao longo do tempo tem vindo a registar resultados bastante consistentes. O segredo? Carlos Pinto, co-gestor do fundo que conta já com 11 anos de experiência no ativo, acredita que se deve, essencialmente, à diversificação. Assente num processo de investimento top-down e que tem como restrição a construção de uma carteira com pelo menos 50% de emitentes classificados com investment grade, a gestão do fundo procura “dívida de boa qualidade mas que ao mesmo tempo ofereça um bom rendimento”. Dito isto, o gestor destaca que “apesar de ser um fundo investment grade, acaba por ser bastante diversificado ao nível da qualidade creditícia”. Um processo de investimento que torna o produto detentor do selo Consistentes Funds People.

A construção da carteira, por sua vez, tem como base dois elementos-chave: a qualidade da emissão e do emitente. Assim, focam-se nas yields das obrigações em questão, nunca investindo numa yield abaixo de 1%. Procuram, por outro lado, analisar os spreads bid to ask como medida de liquidez, nunca investindo em emitentes com um alargamento superior a 40/50 pontos base. E porque a qualidade de crédito é essencial, a carteira contempla, tipicamente, emitentes classificados entre BB e AAA-, embora também possa ter exposição a dívida not rated. No que diz respeito à duration da carteira, o gestor adianta que “os últimos tempos têm exigido uma maior precaução, pelo que temos vindo a reduzir bastante a duration, que, atualmente, se situa nos 3,5 anos”. Esta é, assim, gerida de forma ativa, recorrendo à flexibilidade que proporcionam os futuros. Atualmente o portefólio está coberto em 20%, “mas pode aumentar”, ressalva Carlos Pinto.

Consistência

A seleção de dívida com qualidade, mas que ofereça um bom rendimento, tem sido fulcral para os resultados obtidos nos últimos anos. Os factores-chave por trás desta consistência têm sido vários: “exposição a dívida soberana nacional; dívida subordinada; e a dívida em dólares”, enumera o gestor. A exposição a dívida em moedas que não o euro faz, precisamente, parte da estratégia de diversificação do fundo. “Temos tido uma exposição a dívida em dólar de cerca de 30% a 40% para capturar melhores rentabilidades”, revela, acrescentando que a recente desvalorização do dólar tem sido precavida através da “proteção cambial, que variou em 2017 entre 0% e 15%. Atualmente a exposição situa-se nos 30%, sem proteção”. Por outro lado, o recente aumento de rating da dívida portuguesa, que representa cerca de 23% da carteira, levou o fundo a alcançar um novo patamar relativamente a exposição a dívida investment grade, que passou para 84%. Quanto à exposição a dívida subordinada, cuja exposição representa 28%, o gestor revela que o fundo tem beneficiado da redução do spread deste segmento face às emissões senior.

O futuro

Para os próximos tempos, Carlos Pinto acredita que este estreitamento de spreads tem margem para continuar, especialmente no caso da dívida subordinada. Quanto aos factores a ter em atenção no desempenho das funções de gestão de um fundo de obrigações, o gestor defende que será essencial “estar bem atento às decisões e expectativas dos bancos centrais, que serão influenciadas pelo desenvolvimento dos dados macroeconómicos”.

Links úteis:

Artigo publicado in 
Funds People
 em 30 de Março de 2018
×

Bem-vindo

Para entrar no seu Espaço Privado Optimize,
preencha o formulário em baixo

6
MNO
1
3
DEF
9
WXYZ
7
PQRS
4
GHI
8
TUV
5
JKL
0
2
ABC
×

Bem-vindo

Para entrar no seu Espaço Consultor Optimize,
preencha o formulário em baixo

5
JKL
9
WXYZ
3
DEF
1
6
MNO
7
PQRS
4
GHI
2
ABC
0
8
TUV